top of page

Mente Inconsciente

     O inconsciente é responsável por sua sobrevivência física.

     Ele controla, primeiramente, o sistema nervoso autônomo, que comanda a

respiração, batimentos cardíacos, temperatura corporal e outras funções que

ocorrem de forma involuntária. Controla, ainda, o sistema imunológico,

que mantém todo o organismo em equilíbrio.

     Esta parte da sua mente já vem programada de “fábrica”. Há milhões de anos, através da evolução das espécies, seu organismo vem aprendendo como sobreviver e se reproduzir. Então, no momento que você nasce, suas células já sabem como se reproduzir, cicatrizar, seu corpo sabe como viver em equilíbrio para crescer.

     Portanto, se você nasceu saudável e algo fisiológico não estiver funcionando adequadamente, é porque existe algo influenciando o funcionamento natural, adequado do seu organismo.

     Não é possível mudar a programação dessa mente, porém é possível utilizar a Hipnoterapia para fornecer todos os recursos necessários para funcionar da forma mais saudável possível.

     Dessa forma, dizemos que a Hipnoterapia sempre pode auxiliar, mesmo que seja “apenas” para melhorar sua Qualidade de Vida.

DNA

Mente Consciente

     A mente consciente é onde você passa a maior parte do tempo.

Você sabia que ela controla apenas 5% de toda a sua mente?

Essa parte é responsável por 4 funções.

     A primeira é a parte analítica, responsável por analisar e tomar

decisões a todo momento, como abrir a porta, amarrar um tênis e

continuar lendo esse Ebook.

     A segunda função é a parte racional, que busca as justificativas para tudo o que você faz. Um fumante, por exemplo, pode dizer que fuma para aliviar o estresse, mas a verdade, como veremos a frente, está na mente subconsciente. É por isso que, muitas vezes, podem ter surgido ótimas oportunidades para que você se livrasse do seu problema, mas você as dispensou com uma desculpa perfeita. Também é por isso que, outras vezes, você encontrou conveniências para o seu problema ou até mesmo se manteve na zona de conforto acreditando ser, de fato, o melhor pra você.

     A mente subconsciente tenta protegê-lo e a mente consciente apresente uma justificativa tão plausível, que você realmente acredita nela. E é por esse motivo, que é tão difícil ter coragem para enfrentar todas essas desculpas!

     A terceira função, por sua vez, é a força de vontade, que serve para dar aquele empurrãozinho ao tentarmos começar ou concluir alguma coisa. Ela é limitada e é por esse motivo que você ainda não conseguiu superar o seu problema, utilizando toda a sua força de vontade.

     A quarta função, por fim, é a memória de curto prazo, que tem como objetivo guardar as informações do dia a dia, como seu endereço e seu telefone. Mesmo com todas essas funções, a mente consciente, como já dito, representa apenas 5% da nossa mente, é por isso que os tratamentos e terapias convencionais não funcionam com tanta eficácia ou, no mínimo, levam muito mais tempo para trazerem resultados satisfatórios: porque se limitam à mente consciente, não acessam a maior parte da nossa mente, que veremos a seguir.

Mulheres em reunião

Mente Subconsciente

     A mente subconsciente é quem você realmente é! Ela é responsável por

controlar 95% de tudo o que você faz e sente.

     Para entender melhor como ela funciona, vamos compará-la à nossa

melhor amiga, que sempre está lá para nos proteger, do jeito dela.

     Desde a gestação, tudo o que você vivencia é captado e guardado na sua mente subconsciente com o objetivo de usar essa informação, para que você evite qualquer perigo no futuro (seja ele real ou imaginário). Portanto, qualquer informação que entra na mente subconsciente é interpretada como real, como se fosse a sua realidade. É com base nisso que você desenvolve seus hábitos, emoções, vontades, medos e mantem os mesmos comportamentos, de forma imperceptível. Não importa o que você pensa ou acha (de forma consciente) sobre o que você sente ou faz, você continuará assim, até a sua mente subconsciente entender que não precisa mais dessa programação.

     É por isso que é tão difícil mudar através da força de vontade. Qualquer coisa que façamos a nível consciente, estamos trabalhando apenas na superfície, com 5% dos soldados do nosso exército, contra os 95%. Remendando os sintomas e postergando o real problema.

     Cada pessoa aprende a lidar com seus sentimentos de um jeito, conforme as experiências que foram gravadas nessa mente mais profunda. Se você já se perguntou “Por que eu agi assim?”, nesse momento foi sua mente subconsciente controlando você pela emoção.

Voltando ao exemplo do fumante: ele acreditava que fumar aliviava o estresse, mas a realidade poderia ser que na adolescência, por exemplo, ele gostaria de se sentir seguro, e seu subconsciente entendeu que no grupinho dos fumantes todos pareciam seguros.

  

     Na próxima vez que ele se sentir inseguro, a mente subconsciente vai tentar protegê-lo e se nesse momento alguém oferecer um cigarro, ele pega e imediatamente se sentirá seguro e aceito novamente. Depois disso, ele ouviu outros fumantes dizendo “fumo porque me acalma” e essa é a explicação racional que a mente consciente concede. Porém, na realidade, tudo isso é a mente subconsciente o “protegendo” da insegurança e da solidão.

 

     Ou, em outro caso:

     A mente subconsciente, para conseguir a segurança que tanto busca, poderia desenvolver uma baixa autoestima, para que ela passe a ser dependente de elogios e decisões de terceiros. Assim, ela poderia assumir o papel de vítima a ser cuidada. Mesmo sendo uma vida infeliz, o subconsciente teria alcançado o objetivo.

   Ou, ainda, a mente subconsciente poderia desenvolver uma depressão ou síndrome do pânico, porque não aguenta perceber a sua insegurança e acredita que a melhor maneira para não precisar lidar com o perigo é não saindo de casa.

     Enfim, isso são apenas 3 possibilidades dentro de apenas um sentimento aprendido na infância: a insegurança.

Quantos sentimentos negativos você já vivenciou e quantas coisas prejudiciais já foram impostas pelos outros para reprimir suas necessidades e emoções?

     A única forma de se libertar realmente dos problemas é encarar o que de fato está guardado aí dentro há muito tempo.

Emojis.png
bottom of page